Como funciona o empréstimo para MEI? Como Solicitar?

Como funciona o empréstimo para MEI? Como Solicitar?

novembro 19, 2019 0 Por admin

O empréstimo para MEI é uma modalidade de crédito para o profissional que atua como Microempreendedor Individual (MEI). No contexto da pessoa jurídica refere-se a uma categoria regulamentada para definir quem trabalha por conta própria.


Ter esse tipo de registro de pessoa jurídica elimina excesso de registros, pois facilita a eliminação de burocracia. O profissional que atua por conta própria pode abrir sua empresa e registro através de um cadastro no portal do empreendedor.

O cadastro é rápido, e depois da confirmação o Microempreendedor pode ter acesso a algumas linhas de créditos que podem ser específicas com melhores condições.

O empréstimo para MEI
Diferente do empréstimo para média e grande empresa, do empréstimo pessoal e dos empréstimos com garantia, essa modalidade de crédito para o Microempreendedor visa ajudar o pequeno empresário a realizar melhorias no seu empreendimento e projeto de trabalho

As linhas de crédito para empréstimo
Como funciona o empréstimo para MEI – Vantagens
O empreendedor pode consultar com o gerente de seu banco as diferentes oportunidades e linhas de crédito existente para ele implementar em seu negócio.



Esse tipo de auxílio de financiamento no início de sua atividade ajuda muito, pois o empreendedor por se deparar com o orçamento limitado, sendo essencial para o empreendedor crescer ter acesso a capital adicional que ajude a implementar melhorias e organizar as finanças de seu negócio próprio.


Relacionamento com as instituições financeiras
É fundamental que o empreendedor valorize o crédito concedido, pois esse tipo de crédito é concedido por instituições financeiras que disponibilizam uma quantia considerável e ainda facilitam os processos, eliminando certas exigências em comparação com cessão de crédito para empresas de médio e grande porte.

O que é o crédito?
No contexto do empréstimo para MEI, esse crédito refere-se a um tipo de empréstimo comum, para o qual o interessado entra em contato com bancos privados e públicos para solicitar e financiar determinado valor.

De banco para banco
Porém, considerando as ofertas de banco para banco, as taxas não são iguais. Dessa forma, o MEI precisa pesquisar bastante para encontrar a instituição certa que se encaixa melhor em seu planejamento do que ele pretende.

Quais documentos são exigidos?
Para realizar o empréstimo para MEI, o empreendedor precisará apresentar determinados documentos necessários. Anote:


Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial;
Documentos pessoais do MEI (RG e CPF);
Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
Cadastro
Além da apresentação dos empréstimos acima, é importante preencher Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual“, sendo que o modelo é disponibilizado pela própria Caixa Econômica Federal e outros bancos.