Inadimplência cai em agosto, mas Boa Vista vê risco de elevação

China e EUA concordam em retomar negociações comerciais em outubro

A inadimplência dos consumidores caiu 1% em agosto na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pela Boa Vista Serviços. Frente a agosto de 2018, no entanto, houve alta de 1,3%.

Segundo a entidade, a queda na inadimplência observada desde o final de 2016 pode ser explicada pela maior cautela das famílias, pela capacidade de endividamento dos consumidores ainda limitada pelo fraco crescimento da renda, e pela maior seletividade dos bancos na concessão de empréstimos durante o pico da crise.

A Boa Vista aponta ainda que seus economistas alertam para um risco de elevação da inadimplência, causado pelo desemprego alto e pela subutilização da mão de obra, além da lenta recuperação da renda dos brasileiros.

“Por enquanto, ao menos, porém, o indicador de registros segue oscilando nas variações mensais. Após a queda de junho e alta em julho, o indicador voltou a recuar em agosto. A queda no acumulado em 12 meses, por sua vez, permaneceu praticamente igual ao resultado de julho”, diz a entidade.

Regiões

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *